Ferramentas para a Gestão de Quotas

Ferramentas para a Gestão de Quotas

Sabendo que o recebimento das quotas é essencial para o dia a dia das associações e clubes, tornamos o módulo central do AssociaPro a gestão dos associados e das suas quotas.

A Gestão de Associados e Quotas é feita a partir de um conjunto de operações que facilita todo o processo administrativo que vai desde a geração das quotas até ao seu recebimento.

Em cada novo exercício ou ano, as instituições podem gerar o registo de quotas que os seus associados terão que pagar através da operação de Lançar de Quotas. E a listagem de Quotas de Sócio permite visualizar as quotas de sócios pagas e por receber.

quotas de sócio

Cobrança e Recebimento de quotas

O processo de gestão de quotas pode ser executado através das seguintes ferramentas:

  • Avisos de Quotas em Atraso: é um mailing que permite gerar cartas ou enviar emails aos sócios, para os lembrar das suas quotas por pagar. Com a subscrição dos pagamentos por Referência Multibanco, os avisos passam a incluir uma referência MB que permite aos associados pagarem confortavelmente.

  • Mapa de Cobrança: é um mapa, que faz parte das listagens personalizadas, e é usado na cobrança ao domícilio. Desta forma lista apenas quotas não pagas com sócio que tenham optado pela cobrança à porta. Pode ser filtrado por sócio, localidade ou código postal para facilitar a deslocação do cobrador.

  • Boletim de Quotas: é um novo mapa composto pelas vinhetas de quotas que pode ser usado no controlo manual das quotas pagas (através de assinutra e/ou carimbo) e pelos cobradores nas suas delocações. Perfeito para sócios que tenham poucos meios para acesso à internet.

  • Recibos: Podem ser emitidos de forma manual ou usando o processo de recebimento existente na listagem de Quotas de Sócio, que gera o recibo com a partir do valor da quota a pagar e dos dados do sócio e, marcando a quota como paga de forma automática.

  • Cartão de Sócio: o cartão representa não só a identificação do associado perante a instituição, como pode ser usado par fazer o controlo das quotas pagas. Os cartões podem ser criados com imagens de fundo, uma para cada face. A imagem do verso pode conter a vinheta que confirma o pagamento, ou uma grelha para validar cada pagamento que o sócio efectue.

  • Vinhetas de quotas: Podem ser impressas em papel ou etiquetas autocolantes para colar no verso do cartão de associado, certificando cada quota que este tenha pago.

  • Referências multibanco: O arquivo de Referências MB permite listar todas as referências emitidas e relacionar o seu pagamento com o respectivo sócio.

Informação legal

O presente artigo na altura da sua leitura pode estar desatualizado. Durante a leitura dos artigos deve ser considerado o seu enquadramento pela data em que foram redigidos. O AssociaPro é um programa desenvolvido e aperfeiçoado de forma continuada assim, na altura da sua leitura pode haver algum desfasamento entre a forma descrita no artigo e o funcionamento no programa. Este blog serve para demonstrar as diversas funcionalidades do programa e nem todas elas fazem parte da subscrição base sendo algumas delas pertencentes a módulos extra, por favor ver a lista de funcionalidades e o precário.

Este artigo poderá ser editado para ser mantido atualizado, remover imprecisões e adicionar ligações para outros artigos de conteúdo mais aprofundado.




publicado em 10 fevereiro 2013

por AssociaPRO - Teste



Voltar