Mapa de Direitos e Compromissos Futuros

Mapa de Direitos e Compromissos Futuros
O Mapa de Direitos e Compromissos Futuros é um mapa previsional emitido no final de cada ano. O principal objetivo deste mapa é demonstrar os principais recebimentos e pagamentos para o ano seguinte. Neste mapa os Direitos são os Recebimentos e os Compromissos representam os Pagamentos futuros.

Com este mapa é poissível ter um panorama geral da capacidade de auto financiamento da instituição. O mapa representa apenas uma previsão dos valores que se irão receber ou das despesas a pagar durante o exercício ou apenas parte dele. Eventualmente poderão ao longo do ano surgir receitas ou despesas extra.

Nos direitos futuros podem ser inscritos os recebimentos da instituição como as quotas dos sócios, subsídios, rendas ou outras receitas regulares. Para os compromissos futuros podem ser indicados os pagamentos como os empréstimos bancários, depesas com pessoal, forncedores, locadoras ou outras despesas habituais.

O AssociaPro permite gerar a base deste mapa, onde podem ser indicados os valores previstos para cada grupo de direitos ou compromissos. Permite igualmente indicar o ano previsto para os recebimentos ou pagamentos.

Mapa_Direitos_Compromissos_Futuros.jpg

O Mapa de Direitos e Compromissos Futuros é obrigatório para todas as Entidades do Sector Não Lucrativo (ESNL) sem obrigatoriedade do Sistema de Normalização Contabilística (SNC) conforme a Portaria nº105/2011.

Informação legal

O presente artigo na altura da sua leitura pode estar desatualizado. Durante a leitura dos artigos deve ser considerado o seu enquadramento pela data em que foram redigidos. O AssociaPro é um programa desenvolvido e aperfeiçoado de forma continuada assim, na altura da sua leitura pode haver algum desfasamento entre a forma descrita no artigo e o funcionamento no programa. Este blog serve para demonstrar as diversas funcionalidades do programa e nem todas elas fazem parte da subscrição base sendo algumas delas pertencentes a módulos extra, por favor ver a lista de funcionalidades e o precário.

Este artigo poderá ser editado para ser mantido atualizado, remover imprecisões e adicionar ligações para outros artigos de conteúdo mais aprofundado.




publicado em 20 janeiro 2013

por AssociaPRO - Teste



Voltar